1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Revista Científica (Journal Article) |
Site | plutao.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | J8LNKB5R7W/3Q639BS |
Repositório | urlib.net/www/2017/12.05.14.01 (acesso restrito) |
Última Atualização | 2017:12.07.15.56.50 (UTC) administrator |
Repositório de Metadados | urlib.net/www/2017/12.05.14.01.05 |
Última Atualização dos Metadados | 2018:06.04.23.26.41 (UTC) administrator |
ISSN | 1676-4439 |
Rótulo | lattes: 3368137994024629 3 PutyFraCarSilSil:2017:QUACSÃ |
Chave de Citação | PutyFraCarSilSil:2017:QuAcSã |
Título | Quão acuradas são as projeções financeiras e atuariais do regime geral da previdência social? |
Ano | 2017 |
Mês | jan./jun. |
Data de Acesso | 18 maio 2024 |
Tipo de Trabalho | journal article |
Tipo Secundário | PRE PN Local |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 590 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Puty, Claudio Alberto Castelo Branco 2 Francês, Carlos Renato Lisboa 3 Carvalho, Solon Venâncio de 4 Silva, Marcelino Silva da 5 Silva, Carlos Patrick Alves da |
Identificador de Curriculo | 1 2 3 8JMKD3MGP5W/3C9JJ99 |
Grupo | 1 2 3 LABAC-COCTE-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Afiliação | 1 Universidade Federal do Pará (UFPA) 2 Universidade Federal do Pará (UFPA) 3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 4 Universidade Federal do Pará (UFPA) 5 Universidade Federal do Pará (UFPA) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 2 3 solon.carvalho@inpe.br |
Revista | Revista da ABET |
Volume | 16 |
Número | 1 |
Páginas | 160-173 |
Histórico (UTC) | 2017-12-07 15:56:50 :: lattes -> administrator :: 2017 2018-06-04 23:26:41 :: administrator -> simone :: 2017 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Tipo de Versão | publisher |
Palavras-Chave | Seguridade Social Modelo atuarial Reforma da Previdência Social Security. Actuarial model. Social Security reform |
Resumo | O presente artigo procura aferir o grau de confiabilidade das previsões fiscais e atuariais de déficit no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) realizadas pelo governo federal, comparando os dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias dos anos de 2002 a 2015 com os resultados efetivamente realizados nas estatísticas oficiais. A pesquisa constata erros de elevada magnitude entre os valores previstos e realizados para a receita, despesa e déficit do sistema previdenciário, para a maioria dos anos, tornando as previsões realizadas sem qualquer significado. A investigação sobre as causas dos erros das projeções levaram à conclusão de que o modelo atuarial do governo federal apoia-se em metodologia impotente para produzir resultados confiáveis. As razões detectadas vão desde o congelamento, nos valores do ano de 2009, das variáveis do mercado de trabalho ao longo de quatro décadas, até a inusitada taxa de reajuste do salário mínimo acima do PIB e da inflação. O artigo conclui que o modelo atuarial que pautou a proposta de reforma da previdência de 2016 foi desenhado para subestimar receitas e superestimar gastos com benefícios, pois está apoiado em método que, apesar de simular infalibilidade, apresenta lacunas lógicas. ABSTRACT: The present article search to measure the reliability of the fiscal and actuarial forecasts of deficit in the Social Security System (RGPS) comparing the data of the Budgetary Guidelines Law from years 2002 to 2015 with the actual results in official statistics. The research finds errors of high magnitude between the predicted and realized values for the revenues, expenses and deficit of the social security system, for most of the years, making the forecasts realized without any meaning. The investigation into the causes of the errors of the projections led to the conclusion that the actuarial model of the federal government relies on weak methodology which makes their results unreliable. The labor market variables are taken as constants over four decades and the minimum wage is readjusted above GDP and inflation. The article concludes that the actuarial model that guided the pension reform proposal was designed to underestimate revenues and overestimate public spending with benefits, since it is supported by a method that, despite simulating infallibility, presents logical gaps. |
Área | COMP |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAC > Quão acuradas são... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
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Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
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4. Condições de acesso e uso | |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | puty_quao.pdf |
Grupo de Usuários | lattes |
Grupo de Leitores | administrator lattes |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | deny from all and allow from 150.163 |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ESGTTP |
URL (dados não confiáveis) | http://periodicos.ufpb.br/index.php/abet/article/view/36037/18563 |
Divulgação | PORTALCAPES |
Acervo Hospedeiro | dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 |
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6. Notas | |
Campos Vazios | alternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress format isbn lineage mark mirrorrepository nextedition notes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype |
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7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
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